domingo, 18 de outubro de 2015

Relembrando a Feira de Ciência e Tecnologia de 2014: alunos do 4º ano, da Professora Jaqueline.


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e realizada nacionalmente desde 2004, contando com a colaboração do setor público e privado. Participam fundações de apoio à pesquisa e de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa, além de secretarias estaduais e municipais, em especial as de Ciência e Tecnologia (C&T) e Educação. Como acontecem em cada ano, as ações da SNCT são promovidas em torno de uma temática de importância social. A edição 2015 abordará "Luz, Ciência e Vida". O tema está em sintonia com a decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.


16 DE OUTUBRO - DIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA A fim de se discutir os problemas causados pela atuação do homem diante de tanta tecnologia, no dia 16 de outubro comemora-se o Dia da Ciência e Tecnologia. Impossível pensar em século XXI sem pensar nos avanços tecnológicos e científicos ocorridos já nas primeiras décadas. No entanto, a preocupação em estudar a origem da vida humana se reporta há muito tempo. As primeiras invenções consideradas tecnológicas datam de dois milhões de anos antes de Cristo, podemos citar entre esses instrumentos criados o machado e a lança, feitos para se defender dos animais e facilitar a vida. A descoberta do fogo, a invenção da roda, a capacidade de contar o tempo através do calendário e a descoberta da agricultura, foram algumas invenções que, a seu tempo, revolucionaram a sociedade. Hoje quando falamos em tecnologia pensamos logo na era da informática, nas novas pesquisas científicas que levaram ao avanço da medicina etc. O homem procura facilitar sua vida cada dia e, por isso, a ciência continua a evoluir. No entanto, todo esse aparato tecnológico pelo qual o homem moderno vive rodeado, não traz só benefícios. Muito se questiona a respeito da emissão de gases por parte das indústrias, no entanto é impossível abrir mão dos avanços conquistados. A fim de se discutir os problemas causados pela atuação do homem diante de tanta tecnologia no dia 16 de outubro comemora-se o Dia da Ciência e Tecnologia. Pesquisas científicas no Brasil Em terras brasileiras, as primeiras invenções tecnológicas remontam ao período do Brasil Colônia, quando por volta do ano de 1550 foi criado o primeiro engenho de açúcar. Na década de 1830 o francês Hércules Florence realizou, no Rio de Janeiro, estudos pioneiros no registro de imagens através da fotografia. Já no final do século XIX, o padre Roberto Landell de Moura realizou experimentos com ondas eletromagnéticas, sendo um dos pioneiros a transmitir voz humana por rádio. Considerado um dos grandes inventores da humanidade, o Brasil também contou com o mineiro Alberto Santos Dumont, que criou os balões dirigíveis e, anos mais tarde, o 14-bis, um dirigível biplano. Além desses, outros brasileiros se destacaram por buscar curas e combates a doenças como os médicos Osvaldo Cruz e Vital Brazil. Diante de tantas possibilidades de pesquisas e avanços nos vários ramos da ciência, o governo brasileiro criou em 1985 o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Como órgão da administração direta, o ministério tem a função de planejar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades da ciência e tecnologia, além da política de desenvolvimento de informática e automação, política nacional de biossegurança, política espacial, política nuclear e controle da exportação de bens e serviços sensíveis.


Horário de verão começa em 10 estados e no DF; ajuste seu relógio. O horário diferenciado vale para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. Entre os objetivos está a redução da demanda durante o horário de pico, que vai normalmente das 18h às 21h. Com o horário de verão, a iluminação pública, por exemplo, é acionada mais tarde, deixando de coincidir com o horário de consumo da indústria e do comércio. Conheça 5 efeitos curiosos que o horário de verão pode ter na sua vida, segundo a ciência: 1 - Mais atividade física Um estudo de outubro de 2014 concluiu que, durante o horário de verão, as crianças tendem a realizar mais atividades físicas do que em outras épocas do ano, mesmo com as variações climáticas. 2 - Ruim para o coração Várias pesquisas têm associado a entrada no horário de verão com o aumento do número de infartos na população. O impacto parece ser percebido apenas na primeira semana após a mudança. Um estudo publicado em 2008 na revista americana "The New England Journal of Medicine" concluiu que o número de infartos aumentou 5% na semana inicial do horário de verão. 3 - Acidentes fatais A mudança de horário pode ter consequências fatais, segundo um estudo que avaliou os dados de acidentes automobilísticos nos Estados Unidos durante 21 anos. A pesquisa, publicada em 2001 na revista “Sleep Medicine”, avaliou o número de acidentes fatais ocorridos nos dias logo em seguida à mudança de horário, em comparação ao número de acidentes nesses mesmos dias na semana anterior. 4 - Sono na escola Um dos grupos que sofre com o horário de verão são os adolescentes que estudam de manhã. Para testar se os jovens americanos estavam sendo afetados pela mudança, pesquisadores avaliaram um grupo de 40 estudantes do ensino médio e concluíram que, entre eles, o tempo de sono teve uma queda média de 32 minutos nas noites seguintes à mudança de horário. 5 - Enrolando na internet Por incrível que pareça, a mudança para o horário de verão também pode fazer com que as pessoas passem mais tempo enrolando na internet em vez de trabalhar. Um estudo publicado em 2012 na revista “Journal of Applied Psychology” concluiu que o impacto do horário de verão no tempo de sono levou funcionários a passar mais tempo navegando de forma inútil na internet durante o expediente.


sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Ser professor... Ser professor é... Construir castelos. Não só castelos mágicos, belos e grandiosos. Mas castelos fortes, com bases firmes. Capazes de resistir ao tempo, às tempestades... Às guerras e aos conflitos. É ser capaz de enxergar longe. Ver além do que se possa imaginar. É sentir e esperar sempre... Que tudo embora não seja perfeito. Transforma-se em coisas belas, Significantes e edificantes. Ser professor é acalentar sonhos. Realizar desejos, mostrar caminhos. Partilhar alegrias... Conviver com as tristezas. Transformar planos em realidade. É ver nas entrelinhas. Buscar o que está lá no fundo guardado... Trancado, acanhado e transformá-lo... Em grandes conquistas e realizações. O professor semeia e constrói um mundo... De magia, beleza, sonhos e conhecimento.




A E.M.João Augusto de Andrade agradece o "Grupo Simpatia", por nos proporcionar uma linda festa com muita diversão. Parabenizamos à todos do sítio simpatia, pela recepção,organização, ... tudo feito com muito carinho para nossas crianças. O nosso muito obrigado!!!