domingo, 14 de outubro de 2012

PARA REFLETIR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÒGICA


PRÁTICA CONTINUADA
“ Quem sou eu como professor”
- O que é ser professor hoje?
- Quem sou eu neste contexto?

          Vivemos em um mundo que se transforma e se modifica a cada instante, e como sabemos  toda essa transformação, seja ela social, cultural, econômica, tecnológica e estrutural nos exige novos aprendizados.
          Sabe-se que, o professor, possui um papel de grande importância na formação da sociedade principalmente dentro do contexto escolar, mas é preciso que fique claro que esse “papel” não pode estar  vinculado apenas como simples transmissor de informações. O professor de hoje tem que ser capaz de contribuir com a sociedade na percepção do significado do porque e para que aprender, para que nesse sentido possa ajudar na aquisição dos novos conhecimentos.
          São as diversidades e diferenças que existem no convívio social que nos dão prazer em viver e descobrir, em superar desafios e poder decifrá-los, então o verdadeiro professor não é apenas aquele DIPLOMADO, mas sim cada um de nós que vive em  sociedade.
          Ser professor hoje é ter a capacidade de construir e ajudar na construção de novos hábitos, habilidades e competências, ser motivado pelo prazer  de satisfazer suas necessidade e interesses, contribuir ativamente para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do semelhante, e estar sempre buscando e levando os outros a buscarem o “aprender a aprender”.
          Neste sentido, devemos nos considerar parte integrante e fundamental na perspectiva de construir o novo “educar”, aprender/ensinar/aprender.

Por Robledo Torres

Fonte de pesquisa:
Aprendizagem continuada ao longo da vida o exemplo da terceira idade. (José Armando Valente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário